Resistentes em qualquer contexto – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Resistentes em qualquer contexto

10 de setembro de 2013

A escolha do material ideal para cobertura e seu dimensionamento correto dependem da análise prévia e atenta do projeto

Quando se pensa em alumínio, além de leveza e maleabilidade, uma das primeiras associações que se faz ao metal, é a de que ele é frágil e com pouca resistência mecânica. Mas essa não é a realidade dos produtos de alumínio.

Inicialmente, é importante esclarecer que grande parte desses produtos não é fabricada com o que se chama tecnicamente de alumínio puro (99% de Al na composição química), mas sim a partir das ligas de alumínio que seguem parâmetros normalizados pela ASTM, ABNT, DIN e outros órgãos internacionalmente reconhecidos.

Em linhas gerais, a liga de alumínio consiste em incorporar ao metal puro determinados elementos químicos para conferir certas propriedades ou potencializar outras como ductilidade, dureza e usinabilidade, por exemplo.

Para as telhas de alumínio, a matéria prima é dotada de composição química específica que lhe garante um conjunto de propriedades e atributos compatíveis para sua finalidade, tais como elevadas conformidade, resistência mecânica e a corrosão.

Dessa forma, a análise da resistência mecânica de materiais metálicos utilizados na cobertura de edificações deve estar fundamentada em dois pilares muito sólidos: o tipo de material e o contexto de sua aplicação, ou o projeto do empreendimento.  Quando destituída desse contexto, a simples comparação entre dois materiais diferentes será sempre incompleta e sujeita a falhas de dimensionamento.

O profissional de construção civil e arquitetura precisa no momento da especificação, portanto, avaliar as características de seu projeto tais como: distância máxima entre pontos de apoio (terças); nível de inclinação da cobertura; índice pluviométrico do local onde a obra será executada, em conformidade com a norma ABNT-NBR 10844; carga distribuída em função do vento calculada de acordo com a norma ABNT-NBR 6123.

Uma vez que estes fatores sejam ponderados, ele será capaz de identificar o modelo de telha de alumínio mais recomendado para suportar as condições de seu projeto. É capaz inclusive de, em muitos casos, se surpreender positivamente com o resultado ao identificar que um material com menor espessura é plenamente capaz de atender, com total segurança, os requisitos do projeto.

Constata-se assim que a resistência mecânica das telhas de alumínio é, na maioria das vezes, bem superior ao que se imagina inicialmente. Além disso, ao invés de efetuar análises comparativas incompletas e simplistas, atribuindo parâmetros errôneos de equivalência de espessuras entre metais, por exemplo, não se pode jamais perder de vista a importância de contextualizar a análise. Somente assim é que se chegará ao resultado que lhe oferecerá de fato a melhor relação custo x benefício.

Luiz Valério de Paula Trindade

Coordenador do Grupo de Trabalho Telhas de Alumínio

Associação Brasileira do Alumínio – ABAL

Contato:aluminio@abal.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *