Rússia ingressa na OMC após negociar por 18 anos – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Rússia ingressa na OMC após negociar por 18 anos

16 de novembro de 2011

Barreiras comerciais cairão progressivamente

 

Vinte anos após o colapso da União Soviética, a Rússia finalmente integrará a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o sistema multilateral do comércio. A Rússia era a última grande economia fora da entidade. O processo de negociações, que durou 18 anos, foi alvo de uma série de polêmicas em torno de parceiros que pediam melhor acesso ao mercado russo.

A adesão da Rússia ainda tem uma importância política grande. Trata-se do último do Brics a fazer parte do sistema multilateral do comércio e termina, em teoria, com duas décadas de transição entre a economia soviética planificada para uma economia de mercado, seguindo as regras internacionais. Segundo o Banco Mundial, a adesão da Rússia à OMC poderia representar um aumento de 3,3% no PIB local no médio prazo. No longo prazo, os ganhos chegariam a 11% para a economia de US$ 1,9 trilhão.

As condições de transição foram cuidadosamente negociadas pelos russos e as barreiras cairão apenas de forma progressiva. Mas a esperança de investidores é de que o monopólio em várias áreas na Rússia finalmente seja rompido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *