Segmento automotivo e de transportes é responsável por 26% do consumo interno de alumínio no país – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Segmento automotivo e de transportes é responsável por 26% do consumo interno de alumínio no país

1 de outubro de 2008

Propriedades do material como leveza, condutibilidade térmica e alta resistência mecânica e à corrosão, além do elevado valor residual, contribuem para o aumento das aplicações do alumínio em veículos

 

As vantagens do alumínio para o segmento automotivo e de transportes são destaques no estande da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, durante o XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade – SAE Brasil 2008. No espaço haverá um painel multimídia para consulta ao boletim eletrônico Aluauto e ao site “Escolha Alumínio” – ambos com conteúdos que trazem novidades e aplicações do alumínio para o segmento –, exposição de peças automotivas produzidas com o metal, além de distribuição de exemplares da Revista Alumínio e materiais promocionais das empresas Asa Alumínio, Companhia Brasileira de Alumínio – CBA e Novelis do Brasil.
A necessidade de redução de peso nos veículos tem proporcionado um crescimento contínuo da participação do alumínio no segmento automotivo e de transportes. Por ser 2/3 mais leve que o aço, o uso do alumínio permite reduções significativas no consumo de combustível e na emissão de gases de efeito estufa, além de diminuir consideravelmente o desgaste e a manutenção de peças.
Consumo
Segundo a ABAL, em 2007 o segmento automotivo e de transportes brasileiro consumiu 238,5 mil toneladas de produtos de alumínio – na forma de chapas, perfis extrudados e, principalmente, em peças fundidas – respondendo por 26% do consumo doméstico do metal. Trata-se de um consumo que aumentou mais de 80% em dez anos, dada a crescente percepção das vantagens do alumínio na concepção de projetos automotivos e outros meios de transportes, por conta da leveza, alta condutibilidade térmica, elevada resistência mecânica e à corrosão, além de muitas outras propriedades interessantes para esta indústria.
Algumas vantagens do alumínio aplicado
 no segmento automotivo e de transportes
 
– Por ser dois terços mais leve que o aço, o alumínio promove menor consumo de combustível, pneus, lubrificantes, menor desgaste de peças e proporciona aumento da capacidade de carga e maior eficiência operacional do veículo.
– Reduz em mais de 400 kg o peso de um carro médio e em até três toneladas o peso de um caminhão tanque.
– A diminuição no peso dos veículos em 100 kg reduz em 2,3 toneladas a emissão de CO2 por automóveis e em 6,3 toneladas por caminhonetes, durante suas vidas úteis.
– Cada 10% de redução de peso nos veículos representa um aumento de 5% a 10% em eficiência de combustível.
– Absorve duas vezes mais a energia do impacto e oferece o dobro de resistência quando comparado ao aço.
– O alumínio não produz faíscas, característica importante no armazenamento e no transporte de substâncias inflamáveis, eliminando o risco de incêndio e explosões em casos de acidentes.
– O trabalho com alumínio proporciona facilidade de projeto, conformação, corte e manutenção, e a excepcional qualidade de acabamento superficial.
– Peças produzidas em alumínio apresentam excelente resistência à corrosão, o que garante aos veículos maior durabilidade, menor manutenção e elimina custos de proteção superficial.
– A reciclabilidade infinita e o elevado valor residual da sucata de alumínio, estimulam a aplicação do metal no setor de transportes.
Mais sobre a ABAL
Entidade representativa da indústria do alumínio, a ABAL – Associação Brasileira do Alumínio reúne os produtores de alumínio primário e indústrias transformadoras do metal, que representam cerca de 80% do consumo doméstico, além de empresas consumidoras de produtos de alumínio, fornecedores de insumos e serviços. Fundada em 1970, a ABAL tem como foco o desenvolvimento da indústria do alumínio, a difusão de novas tecnologias e o suporte informativo aos associados e à opinião pública, promovendo a competitividade interna e externa do setor. Mais informações podem ser obtidas no site www.abal.org.br
Centro de informações Automotivo e de Transportes
Com o intuito de fornecer informações sobre o uso do alumínio, suas vantagens e versatilidade no setor automotivo e de transportes, a ABAL mantém o Centro de Informações Automotivo e de Transportes (automotivo@abal.org.br), que visa facilitar e promover a interação entre pesquisadores, estudantes, profissionais da indústria e do mercado, oferecendo uma porta de acesso à informação, pesquisa e discussão. O Centro ainda publica o boletim eletrônico trimestral Aluauto, que pode ser consultado pelo link: www.abal.org.br/aluauto.
“Escolha Alumínio”
O site “Escolha Alumínio” (www.escolhaaluminio.com.br) foi criado para acompanhar as ações de merchandising da terceira fase da campanha publicitária da ABAL, intitulada “Escolha alumínio para a sua vida”. Nele são encontradas informações passadas de maneira interativa sobre os benefícios da utilização do metal em diversos segmentos, com ambientes criados especialmente para cada um deles. Acesse www.escolhaaluminio.com.br/auto e saiba mais sobre as aplicações do alumínio no setor automotivo e de transportes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *