Soluções em Alumínio na SAE Brasil 2014 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Soluções em Alumínio na SAE Brasil 2014

8 de outubro de 2014

Metal é destaque em componentes e tecnologias apresentadas em vários estandes

Em tempos de Inovar-Auto, componentes mais leves e tecnologias que reduzam as emissões atmosféricas e o consumo de combustível foram destaques no congresso e exposição – SAE Brasil 2014, realizado entre 30 de setembro e 2 de outubro em São Paulo. E permeando as tecnologias para redução de peso e eficiência energética, peças e componentes de alumínio marcaram presença nos estandes de vários expositores.

ABAL trouxe itens laminados, extrudados, fundidos e forjados de alumínio, como roda, bloco de motor, estrutura para chassis, longarina para carroceria carga seca, fixadores para indústria aeroespacial, entre outros. Um vídeo exibindo a aplicação do metal em automóveis, embarcações náuticas, trens e implementos rodoviários completou a exposição reforçando a presença do alumínio em todos os modais. O espaço foi patrocinado pelas associadas Alcoa e Votorantim Metais-CBA, que levaram seus profissionais para atender ao público junto com o Centro de Informações Automotivo e de Transportes da ABAL.

Também associada à ABAL, a Novelis participou com estande próprio. A empresa, que tem como estratégia desenvolver o consumo de laminados de alumínio no setor automotivo nacional, expôs partes de carrocerias dos veículos Audi A7 e do BMW Série 6, além de um painel interativo onde era possível explorar as aplicações de alumínio no modelo Range Rover Sport.

Segundo o gerente de marketing da empresa, Fernando Wongtschowski, o uso de laminados de alumínio em automóveis é uma forte tendência mundial. “Nossa expectativa é de que haja um crescimento de 30% ao ano, no mundo, nesse segmento; e o Inovar-Auto também favorece a participação do alumínio na indústria automotiva nacional“, afirma.

 

Componentes

Fundamental nas grandes cidades, sempre com tráfegos congestionados e muitos semáforos, os sistemas start&stop – que desligam o motor quando o carro para por alguns segundos e volta a ligá-los quando o freio é aliviado – utilizam alumínio. A Bosch apresentou uma nova geração, em que o metal é aplicado nos mancais do alternador e do motor de partida. Já no modelo da Schaeffler, que dispensa o motor de partida, um tensionador compensador de alumínio, instalado no alternador de partida, prende a correia que aciona o motor.

Motores turbo, menores e por isso mais econômicos, também utilizam alumínio. A Honeywell levou alguns modelos de turbo-compressores da linha Garret, em que o metal fundido aparece nos dutos de ar de admissão, na carcaça e prato do compressor. O rotor do compressor, por sua vez, é de alumínio forjado.

 

A japonesa Denso, líder em ar condicionado veicular, trouxe condensadores e radiadores de alumínio que são 30% mais finos que os padrões usuais de mercado. O engenheiro Gabriel de Oliveira explica que os componentes, mesmo menores, possuem uma performance que chega a ser 20% superior, “isso é devido ao desenho das aletas que são estriadas, o que aumenta a superfície de troca de calor”.

 

Uma das maiores fabricantes de autopeças do mundo, a Aisin anunciou durante o evento que vai investir R$ 140 milhões na unidade de Itu para produzir componentes para powertrain. Os primeiros itens de alumínio que serão fabricados na nova linha são as carcaças das bombas de óleo, água, cárter e caixas de câmbio. Parte do investimento será para instalar uma moderna linha de fundição de alumínio injetado, de alta pressão, com força de fechamento hidráulico de 1.600 toneladas.

 

Congresso

A redução de emissões atmosféricas, bem como a de ruídos, também é ponto de atenção do segmento de máquinas rodoviárias, agrícolas e de transportes. O tema foi discutido em painel moderado pelo presidente executivo da ABAL, Milton Rego, sobre o MAR-I, legislação que entrará em vigor no início de 2015.  Participaram da mesa, representantes da IBAMA, ABIMAQ e AEA, que expuseram suas visões sobre o assunto.

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