Tipos de Estruturas para Edificações – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Tipos de Estruturas para Edificações

18 de fevereiro de 2014

Telhas de alumínio podem ser instaladas sobre quaisquer materiais, bastando seguir algumas recomendações básicas

Conforme já abordado em boletins anteriores, as soluções em alumínio para cobertura de edificações apresentam um conjunto considerável de vantagens, benefícios e atributos de valor.

Além de transmitirmos os principais parâmetros em relação a como especificar o produto mais adequado, de acordo com as especificidades de cada projeto, é chegado o momento de falarmos um pouco sobre as estruturas de sustentação da cobertura.
No que diz respeito aos materiais, elas geralmente são feitas de perfis metálicos sólidos ou tubulares (aço ou alumínio), pré-moldado de concreto ou madeira.

Dentre estes materiais, observa-se que a maioria das edificações utiliza estruturas feitas de aço galvanizado. Essa solução é bastante comum e facilmente encontrada no mercado.

As estruturas de madeira são mais comuns em edificações residenciais. Porém, dependendo das características do projeto, podem ser adotadas em empreendimentos comerciais.

Estruturas de concreto pré-moldado caracterizam-se pela grande praticidade e velocidade de execução da obra. No entanto, como elas geralmente vencem vãos livres bastante extensos, é importante que o especificador avalie cuidadosamente se a telha escolhida está compatível com a distância entre terças adotada para este tipo de estrutura.

As estruturas metálicas em alumínio podem ser compostas por perfis extrudados de secção sólida ou tubular. Apesar da grande leveza do material, em comparação aos demais materiais, as secções destes perfis são dimensionadas de tal forma a propiciar elevados níveis de resistência mecânica às cargas atuantes sobre as coberturas.

Materiais de contato e suas recomendações
Uma última orientação importante diz respeito ao contato direto entre as telhas de alumínio e os diferentes materiais mencionados. Veja na relação abaixo, o tipo do material da estrutura e as principais recomendações a serem seguidas.

Aço (sem tratamento): É bem pouco provável que uma edificação especifique a instalação de estruturas de sustentação da cobertura feitas de aço sem nenhum tipo de tratamento superficial. De qualquer forma, supondo que isso ocorra, deve ser evitado o contato direto entre o alumínio e o aço. Neste caso, recomenda-se o uso de um material isolante para neutralizar o contato direto entre ambos (borracha, neoprene, madeira, feltro asfáltico, etc.).

Aço Galvanizado: O alumínio não é atacado quando em contato com o Zinco. Em atmosferas mais agressivas, o Zinco será atacado pelo meio ambiente e deve sempre ser protegido com uma camada de pintura.

Concreto ou Alvenaria: O alumínio em condições perfeitamente secas não necessita de proteção especial, quando em contato com esses materiais. No caso de haver necessidade de embuti-lo no concreto ou na alvenaria, pode ocorrer, em condições úmidas, um ataque fraco, que se evita com pintura de tinta à base asfáltica na região de contato.

Madeira: Em condições perfeitamente secas, não há reação entre alumínio e madeira. Tratando-se de madeiras verdes, recomenda-se a pintura das partes em contato com tinta à base asfáltica. Em atmosferas marítimas, é preferível usar uma separação com material isolante (borracha, neoprene, feltros asfálticos, etc.).

Constata-se, portanto, que de posse de conhecimento fundamentado e de informações corretas, é possível sempre extrair-se o máximo de benefícios propiciados por esta família de produtos.

Luiz Valério de Paula Trindade
Coordenador do Grupo de Trabalho Telhas de Alumínio
Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Contato: aluminio@abal.org.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *