Um incentivo ao estudo do alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Um incentivo ao estudo do alumínio

3 de dezembro de 2010

Um pouco mais sobre o Projeto que atrai cada vez mais o olhar dos estudantes para as propriedades do alumínio

 

Desde 2006, quando inaugurado, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas vem levando para escolas técnicas, universidades e centros de estudos informações sobre o alumínio e a importância que o material tem quando aplicado a diversos setores industriais.

 

 

 

Com o intuito de fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico, o programa desenvolvido pela ABAL atinge estudantes de todo País, por meio de cursos, palestras presenciais e à distância, via internet, atualização de bibliotecas, doações de matérias primas para desenvolvimento de projetos e pesquisas, entre outras ações de promoção do alumínio. Mais de 6.000 alunos já foram beneficiados pelas ações do Projeto, sendo cerca de 1.500 apenas em 2010.

“Esse programa foi uma criação exclusiva da ABAL. Vimos que era necessário divulgar o alumínio e suas qualidades, já que não era um assunto estudado nas universidades e nas escolas técnicas em geral”, conta Ayrton Filleti, coordenador da Comissão Técnica da ABAL e um de seus idealizadores.

As palestras seguem um cronograma de eventos e temáticas adaptadas para cada curso universitário atingido, com o objetivo de mostrar aos jovens estudantes os benefícios da utilização do alumínio, e abordam temas como o ciclo de vida do alumínio; a reciclagem do material; os fundamentos e aplicações do metal, além do uso do alumínio na cozinha (embalagens), nos transportes e na construção civil. Desde 2006, mais de 70 palestras já foram ministradas pelo programa, em eventos nas universidades e muitos alunos participaram de outras em eventos organizados pela ABAL.

O programa, com o apoio das associadas da ABAL, também faz doações de tarugos, chapas, perfis e fios de alumínio para instituições de ensino a fim de que os próprios alunos e professores possam descobrir o leque de possibilidades que o material oferece. “Cada vez estamos sendo convidados por mais universidades para feiras e eventos técnicos. Essa é a resposta que queremos”, afirma Filleti.

Um programa bem sucedido

Se os minérios não-ferrosos não têm grande espaço na grade curricular das universidades de engenharia e arquitetura do Brasil, o empenho do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas está em fazer com que esses futuros profissionais conheçam além do que a faculdade os oferece, abrindo sua visão e agregando novos itens em seu cotidiano profissional. “Queremos que os alunos se dediquem a estudar o alumínio e suas propriedades para que possam agregar esse conhecimento em suas atividades atuais e futuras”, comenta Filleti.

Pouco a pouco, por meio desta nova abrangência de informações, o alumínio vai conquistando seu espaço dentro do setor industrial, com novos profissionais aderindo à sua utilização.

Hoje, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas é bem sucedido no que se propôs a realizar, uma vez que vem crescendo o número de universidades alcançadas pela iniciativa. Além das palestras, a ABAL também leva conteúdo dinâmico aos eventos universitários dos quais participa. Um bom exemplo é a banca de jornal feita inteiramente em alumínio – gentilmente concedida por uma das associadas da ABAL – que ficou exposta no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo no dia da comemoração do 85º aniversário da instituição. Na banca – que atraía muitos estudantes e pedestres –, revistas da editora Segmento repletas de informações sobre o alumínio. 

Ainda na Belas Artes, aulas práticas em um centro tecnológico de esquadrias de alumínio e visitas técnicas em unidades industriais trouxeram mais dinamismo às aulas do curso de extensão universitária “Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos” –  no qual a ABAL é responsável por ministrar o módulo Alumínio.

Para Filleti, as expectativas para 2011 são otimistas: “As atividades do Projeto reúnem cada vez mais alunos e isso é a prova de que é crescente o número de pessoas interessadas no alumínio”.

Desta maneira, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas consegue chamar a atenção de estudantes que, uma vez interessados, podem dedicar-se a estudar e aprofundar-se no tema do qual a ABAL tanto prioriza, podendo consultar também a biblioteca disponibilizada pela entidade e, futuramente, adentrar-se no setor industrial deste minério tão importante para a sociedade como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *