Uma aula de alumínio para o Governo – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Uma aula de alumínio para o Governo

9 de dezembro de 2010

Seminário sobre os vários aspectos da indústria atende a expectativa dos técnicos presentes

 

A ABAL realizou, no dia 18 de novembro, o Seminário “A Indústria Brasileira do Alumínio”, para técnicos de diversos ministérios do governo. O encontro, ocorrido em Brasília, na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) atende uma das metas prioritárias do Plano de Atividades 2010-2011 da ABAL, que é o aumento da representatividade da associação junto ao governo, entidades parceiras e demais atores da chamada opinião pública.

 

“Foi um encontro de agendas, de um lado estava a ABAL disseminando as informações importantes sobre a indústria brasileira do alumínio para quem decide o nosso futuro; e de outro lado, o governo querendo entender mais sobre todos os setores”, resumiu Adjarma Azevedo, presidente a ABAL e responsável pela abertura do encontro em conjunto com Armando Meziat, Secretário do Desenvolvimento da Produção daquele Ministério, que ressaltou a importância da iniciativa gerada por parceria inédita entre o setor público e privado.

Participaram do Seminário, 43 técnicos dos ministérios do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fazenda, Minas e Energia, Transportes e Relações Exteriores, além da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. “O MDIC foi a casa ideal para esse encontro por concentrar áreas importantes para a nossa indústria como a de comércio exterior, desenvolvimento produtivo e o BNDES”, ressaltou Adjarma.

Dividido em três partes o encontro abordou inicialmente os aspectos da cadeia do alumínio, da mineração à reciclagem, os diversos produtos a aplicações do alumínio nos principais setores de economia e sua contribuição para a sustentabilidade nesses mercados. Responsável pela apresentação, o coordenador da Comissão Técnica, Ayrton Filleti, salientou a importância do evento: “foi esclarecedor; tanto para quem não conhecia a indústria do alumínio, como para quem já tinha algum conhecimento, mas que não havia recebido essas informações de maneira tão organizada”.

Luis Carlos Loureiro Filho, atual diretor da ABAL e presidente da entidade nas duas gestões anteriores, falou sobre o mercado brasileiro e mundial de alumínio, a participação econômica dos produtos de alumínio, bem como a contribuição do setor para a economia nacional.

O ex-presidente lembrou que a entidade já foi bastante atuante junto aos órgãos do governo que regulamentaram a indústria: “a ABAL e o governo já estiveram muito próximos, trocando informações sobre o mercado de alumínio, isso foi anos atrás, na época do Consider (Conselho de Não-Ferrosos e Siderurgia); retomar essa aproximação é muito positivo, pois melhora a qualidade das informações e traz soluções que, tomadas em conjunto, são sempre melhores, seja para nossa indústria como para o país”.

Coube ao presidente da ABAL expor, por fim, os desafios atuais e o futuro da indústria do alumínio; alertar aos presentes da importância estratégica do alumínio para o mundo e o país; e as oportunidades de crescimento e geração de riqueza e empregos que a indústria pode trazer ao país, nos próximos 10 anos, caso suas necessidades sejam atendidas.

Sobre as impressões do encontro, Azevedo enfatizou o sucesso da iniciativa. “A opinião dos participantes foi unânime; não houve uma só avaliação que não fosse boa; tanto é verdade que já nos foi solicitado outro seminário, assim que o novo governo tomar posse”.

Segundo o presidente, a ABAL já tem programado, para março de 2011, o próximo encontro com o governo, dessa vez com a equipe do BNDES. A intenção é repetir o evento em todos os órgãos governamentais com os quais a indústria do alumínio tem contato, sejam eles federais ou estaduais, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *