Cabos para Transmissão – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
APLICAÇÕES DO ALUMÍNIO: INDÚSTRIA ELÉTRICA

Cabos para Transmissão

A maioria dos sistemas de transmissão para grandes distâncias compõe-se de linhas aéreas, em que o uso de condutores de alumínio proporciona grande economia na altura e na resistência das estruturas de sustentação. Neste tipo de sistema de grande porte, existe a solução de utilização de ligas de alumínio com propriedades mecânicas superiores ou a combinação do alumínio com o aço, para formar a alma dos cabos.

Na forma de cabos isolados, o alumínio também é empregado em linhas subterrâneas para interligar subestações de transmissão, que operam em altas tensões e estão localizadas em áreas urbanas, onde há restrições de uso de linhas aéreas por causa da grande taxa de ocupação.

Até chegar à sua casa, o fornecimento de energia elétrica passa por várias etapas e o alumínio tem participação decisiva nesse processo. No Brasil, 95% da energia produzida provêm de usinas hidrelétricas, localizadas em pontos distantes dos principais centros urbanos, exigindo a construção de longas linhas de transmissão.

Essas linhas de transmissão de grande porte trazem a energia até subestações de chegada, localizadas nas imediações dos grandes centros urbanos e industriais. A interligação entre estas subestações de chegada e aquelas mais próximas aos consumidores é feita por linhas de transmissão, que já operam em tensões mais baixas e são chamadas de subtransmissão. Cabe ao transformador final compatibilizar as tensões de chegada com a da instalação do consumidor, assegurando fornecimento de energia através de circuitos de distribuição primária.

Neste longo circuito, a boa condutividade elétrica associada a um baixo peso específico do alumínio garantem sua presença em cabos elétricos utilizados em todas as etapas: das usinas até o abastecimento, na ponta do consumo.

 ico-voltar Indústria Elétrica
 ico-veja-tambem Cabos para Distribuição