Características Químicas e Físicas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
ALUMÍNIO

Características Químicas e Físicas

Uma excepcional combinação de propriedades faz do alumínio um dos mais versáteis materiais utilizados na engenharia, arquitetura e indústria em geral.
   
Ponto de fusão:
O alumínio possui ponto de fusão de 660°C, o que é relativamente baixo comparado ao do aço, que é da ordem de 1570°C.
   
Peso específico:
A leveza é uma das principais características do alumínio. Seu peso específico é de cerca de 2,70 g/cm3, aproximadamente 35% do peso do aço e 30% do peso do cobre.
   
Resistência à corrosão:
O alumínio possui uma fina e invisível camada de óxido, a qual protege o metal de oxidações posteriores. Essa característica de auto-proteção dá ao alumínio uma elevada resistência à corrosão.
   
Condutibilidade elétrica:
O alumínio puro possui condutividade elétrica de 62% da IACS (International Annealed Copper Standard), a qual associada à sua baixa densidade significa que um condutor de alumínio pode conduzir tanta corrente quanto um condutor de cobre que é duas vezes mais pesado e proporcionalmente mais caro.
   
Condutibilidade térmica:
O alumínio possui condutibilidade térmica 4,5 vezes maior que a do aço.
   
Refletividade:
O alumínio tem uma refletividade acima de 80%, a qual permite ampla utilização em luminárias.
   
Propriedade antimagnética:
Por não ser magnético, o alumínio é frequentemente utilizado como proteção em equipamentos eletrônicos. Além disso, o metal não produz faíscas, o que é uma característica muito importante para garantir sua utilização na estocagem de substâncias inflamáveis ou explosivas, bem como em caminhões-tanque de transporte de combustíveis.
   
Característica de barreira:
O alumínio é um importante elemento de barreira à luz, é também impermeável à ação da umidade e do oxigênio, tornando a folha de alumínio um dos materiais mais versáteis no mercado de embalagens.
   
Reciclagem:
A característica de ser infinitamente reciclável, sem perda de suas propriedades físico-químicas é uma das principais vantagens do alumínio.
Todas essas características apresentadas conferem ao alumínio uma extrema versatilidade. Na maioria das aplicações, duas ou mais destas características entram em jogo, por exemplo: baixo peso combinado com resistência mecânica; alta resistência à corrosão e elevada condutibilidade térmica. A tabela a seguir compara as características dos três metais mais utilizados pela sociedade contemporânea:
Propriedades físicas típicas Alumínio Aço Cobre
Densidade (g/cm³) 2,70 7,86 8,96
Temperatura de fusão (°C) 660 1500 1083
Módulo de elasticidade (MPa) 70000 205000 110000
Coeficiente de dilatação térmica (L/°C); 23.10-6 11,7.10-6 16,5.10-6
Condutibilidade térmica a 25°C (Cal/cm/°C) 0,53 0,12 0,94
Condutibilidade elétrica (%IACS) 61 14,5 100

Veja também em Características Químicas e Físicas