Outros Setores – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
APLICAÇÕES DO ALUMÍNIO

Outros Setores

De pigmentos à propulsão de foguetes

ilustracao-outrossetoresA partir da moagem de alumínio ou da atomização do metal líquido são obtidos pastas e pós que servem de matéria-prima para indústrias do setor químico e de explosivos, siderúrgico, mineração, refratários e pigmentos, nos quais se transformam nas mais variadas formas: de combustível sólido para foguetes a resinas “epoxy”.

O pó de alumínio é que faz as tintas metálicas brilharem em diversas aplicações. Sua alta reflexibilidade é uma propriedade importante para proteção e decoração de superfícies automotivas e industriais; em cilindros e botijões de gás; além de entrar na formulação de esmaltes para fornos autolimpantes. O pó de alumínio tem outras aplicações importantes, como redutor em processos siderúrgicos, na produção de ferroligas e de anteligas; em solda exotérmica; na produção de fogos de artifício e munições; e como combustível sólido para foguetes.

Compostos de alumínio

Os óxidos e hidróxidos de alumínio são compostos químicos produzidos com rígido controle de qualidade para atender, com elevada pureza, a diversos setores econômicos. São utilizados na produção de massas e tijolos refratários; de produtos abrasivos, pastas de polir e cremes dentais; de revestimentos e corpos cerâmicos, como velas de ignição para motores de combustão; como retardantes de chama usados, por exemplo, em isolantes elétricos; além de matéria-prima para a produção de espuma de poliuretano.

Veja também em Aplicações