Mudanças Climáticas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
SUSTENTABILIDADE

Mudanças Climáticas

A emergência da questão das mudanças climáticas traz diversos desdobramentos para a indústria, seja com relação aos aspectos regulatórios, econômicos, de competitividade, dentre outros. No caso da indústria brasileira de alumínio, os anos recentes foram marcados por um entendimento maior do tema e clareza relativa às vantagens comparativas da nossa indústria.

Esse olhar estratégico mobiliza uma intensa cooperação com o governo e outras associações para o estabelecimento de diretrizes que contribuam para uma trajetória com menor emissão de gases de efeito estufa, e com maiores níveis de eficiência e competividade.

O estudo das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na cadeia de valor do alumínio brasileiro – da mineração à reciclagem –, realizado pela ABAL em 2010, já indicava que a pegada de carbono do alumínio brasileiro é menos da metade da média mundial.

As emissões de CO2 concentram-se prioritariamente nos processos de produção de alumínio primário e alumina, que juntos têm cerca de 90% do total, incluindo as emissões diretas de processo e as indiretas (inclui transporte e energia).

Por causa dessa vantagem comparativa – obtida principalmente devido à matriz elétrica de base essencialmente hídrica, limpa e renovável, e tecnologia de processo de classe mundial e taxas de reciclagem elevadas – a indústria observa com preocupação o crescimento das importações de produtos acabados de alumínio. Importante frisar que cada tonelada de produto acabado de alumínio que entra no mercado brasileiro e que não é produzida aqui, representa 5,3 toneladas de CO2eq de emissões adicionais.

As indústrias associadas a ABAL apresentam progressos significativos de eficiência e redução de emissões no processo de produção de alumínio primário. De 1990 a 2010, enquanto a produção aumentou 67%, as emissões de CO2 elevaram 62% e as emissões dos perfluorcarbonos (PFCs) tiveram queda de cerca de 57%.

Redução das emissões no processo de produção do alumínio primário

1990 2010 2010 / 1990
Produção Alumínio Primário (ton) 920.873 1.536,100 67%
CO2 (ton) 1.574,095 2.545,304 62%
CF4 (ton) 302 129 -57%
C2F4 (ton) 26 11 -58%

Sempre preocupada em desenvolver soluções sustentáveis, a indústria do Alumínio, representada pela ABAL, está constantemente realizando estudos e desenvolvendo projetos para tornar a cadeia do metal cada vez mais competitiva. Com este objetivo, foram elaborados, pelo Comitê de Sustentabilidade da ABAL, fascículos sobre a indústria do alumínio no que tange a sustentabilidade econômica, social e ambiental. O documento, que pode ser visualizado abaixo,  foi apresentado à sociedade no evento CNI Sustentabilidade 2017 e expõe as práticas sustentáveis das empresas do setor.

Veja também em Sustentabilidade