O MAIOR EVENTO DE ALUMÍNIO DA AMÉRICA LATINA!

De 08 a 10 de setembro de 2020, o São Paulo Expo, na capital paulista, sediará o 9º Congresso Internacional do Alumínio, que reunirá profissionais da indústria brasileira e mundial, representantes da academia e pesquisadores. Trata-se de uma oportunidade única de acompanhar as inovações tecnológicas da produção, transformação e reciclagem do alumínio, as aplicações do metal nos principais mercados consumidores, e os grandes desafios do setor, em âmbito nacional e global.

Simultaneamente, acontecerá a ExpoAlumínio 2020 – Exposição Internacional do Alumínio, que apresentará o que há de mais moderno e inovador no que tange à produtos, equipamentos e serviços voltados a essa indústria

DATA E LOCAL

08, 09 e 10 de Setembro de 2020 | São Paulo Expo

INSCRIÇÃO DE TRABALHO

Para participar do 9º Congresso Internacional do Alumínio, basta preencher a ficha de inscrição para submissão da integra do trabalho, até o dia 15 de janeiro de 2020. A avaliação será feita pelos integrantes da Comissão Julgadora do Congresso.

Formato do trabalho: Oral ou pôster. A preferência do autor deverá ser indicada no momento da inscrição. *A Comissão avaliadora poderá alterar o enquadramento do trabalho;

Em caso de aprovação do trabalho original, o autor receberá a data, horário e local para apresentação.

Regras: o autor deve enviar o trabalho mediante as seguintes especificações

1 - O trabalho deve ter no máximo 16 páginas, incluindo resumo em português e inglês, figuras, fotos, gráficos e bibliografia;
2 - A página deve ser no tamanho A4 (210 x 297 mm), em formato "DOC" ou "RTF" na fonte Arial, tamanho 12, conter 2,5 cm de margens e entrelinhas simples;
3 - A primeira página do trabalho deverá conter o resumo do mesmo, conforme abaixo:
      • Colocar o título centralizado, na fonte Arial, tamanho 16, em negrito e letras em maiúsculo. Espaço de três linhas;
      • Os autores deverão estar numerados em ordem crescente, números subscritos e alinhamento à direita. A fonte deve ser Arial, tamanho 12. Espaço de uma linha;
      • O resumo deve estar justificado - Espaço de uma linha;
      • Colocar até três palavras-chaves em letras minúsculas;
      • As notas devem estar ao final da página;
      • Colocar nome completo do evento a que se destina o trabalho, data e local da realização;
      • Colocar cargo e empresa/entidade dos autores do trabalho.
4 - Nas demais páginas, o texto deve estar justificado, entrelinha simples. Após o texto, citar a bibliografia;
5 - Na última página, incluir conteúdo equivalente ao da primeira página (resumo), porém, em negrito e escrito em inglês.
Atenção:
      - O arquivo final do trabalho não deve ultrapassar 10 MB;
      - Não numere as páginas;
      - Não altere e nem abrevie o título do trabalho ou nome de autores;
      - Os gráficos e desenhos não poderão ultrapassar o tamanho da página A4;
      - As legendas deverão estar ao final da página;
      - O fundo da página deverá ser branco, sem logotipo, marca d'água ou similar;
      - As imagens, fotos e ilustrações deverão ser gravadas e aplicadas em formato JPG, diretamente nas páginas;
      - Mantenha consigo uma cópia do trabalho enviado;
      - O trabalho deverá ser preparado em linguagem técnica, sem enfoque jornalístico ou coloquial;
      - Apenas serão aceitos integras em português e inglês.
      - Faça uma revisão minuciosa do trabalho, pois o mesmo não será editado ou revisado pela organização do evento, sendo publicado na íntegra e conforme enviado;
      - Quaisquer discrepâncias poderão causar atrasos ou a exclusão do trabalho;

PRAZO DE ENVIO DOS TRABALHOS: 15/01/2020

TEMÁRIO

A programação do Congresso Internacional do Alumínio reunirá trabalhos técnicos relacionados aos temas abaixo, com destaque para inovações tecnológicas, projetos, processamentos, ganhos de eficiência, produtividade e qualidade, redução de custos e manutenção.

Trabalhos relacionados à mineração de bauxita, refino da alumina ou redução do alumínio primário.
Trabalhos relacionados à fundição de alumínio na forma de placas, tarugos e lingotes, que, posteriormente, sofrerão transformação mecânica; fundição contínua de lâminas e vergalhões; ou fundição de peças no metal leve.
Trabalhos relacionados à laminação, extrusão, fabricação de fios e cabos, estampagem, forjamento ou extrusão por impacto do alumínio e suas ligas.
Trabalhos relacionados aos diversos processos e técnicas de união – como soldagem por arco elétrico (MIG/TIG), a ponto por resistência, por atrito (FSW), a laser, fixações mecânicas (parafusos, rebites, recalque), adesivos, entre outros – envolvendo ligas de alumínio (alumínio com alumínio ou alumínio com outros materiais).
Trabalhos relacionados a diversos processos de usinagem do alumínio, como corte, furação e fresamento, além do desenvolvimento de ligas com vantagens em relação a estes processos.
Trabalhos relacionados aos diferentes processos de corrosão do alumínio, bem como aos diversos tratamentos de superfície do metal (anodização, eletrodeposição, aplicação de tintas e vernizes, entre outros) – sejam com objetivos protetivos decorativos ou mecânicos.
Trabalhos relacionados a processos de coleta, separação e preparação de sucatas de alumínio, tecnologias aplicadas à refusão do metal, além de estudos sobre o mercado de sucatas e metal secundário.
Trabalhos na cadeia do alumínio relacionados ao desenvolvimento sustentável, nos âmbitos econômico, ambiental e/ou social, incluindo aqueles que envolvem redução, recuperação e/ou reutilização de recursos e resíduos no conceito da economia circular.
Trabalhos relacionados ao desenvolvimento de novos produtos ou aplicações de alumínio ainda não consagradas no mercado nacional - sejam na forma de semimanufaturados (Extrudados, laminados, fundidos, dentre outros) ou acabados.
Trabalhos relacionados à qualidade e SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), que possibilitem otimizações e incorporações de procedimentos e práticas operacionais que resultem em redução de riscos operacionais aos colaboradores e ao meio ambiente, com aumento de produtividade e outras melhorias.
Trabalhos relacionados à produção, aplicação e desempenho de refratários usados em fornos e outros equipamentos das diferentes etapas dos processos produtivos do alumínio e suas ligas, tais como redução, refusão, transporte de metal líquido, tratamentos térmicos, dentre outras.

SUPERVISÃO

Comitê de Tecnologia e Normalização da ABAL

CONTATOS

• Telefone: 55 11 5904-6450
• e-mail: congresso@abal.org.br

CLIQUE AQUI PARA INSCREVER SEU TRABALHO
Realização Organização/Comercialização