ABAL adere ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL adere ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas

31 de agosto de 2020

 

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo. Criada pelas Nações Unidas (ONU), a ação mobiliza a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de 10 princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“O alumínio é uma das soluções mais eficientes para um mundo sustentável. O alinhamento ao Pacto Global reforça essa essa nossa convicção”, assegura Milton Rego, presidente-executivo da ABAL.

A adesão da entidade tem o objetivo principal de disseminar conhecimento e engajar o setor no alcance da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Empresas associadas, como Alcoa, Alubar, AMG (Holanda), Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Norsk Hydro, Novelis e Rio Tinto, já são signatárias do Pacto Global.

Neste contexto, a ABAL, como entidade setorial que representa toda a cadeira brasileira do alumínio, será o espaço comum para que as empresas associadas já integrantes do Pacto Global, e que trabalham com base nas diretrizes dos ODS, mantenham o desenvolvimento de ações pautadas nos 10 princípios da iniciativa.

“A cadeia brasileira do alumínio é reconhecida internacionalmente por suas práticas sustentáveis. Nossa presença no Pacto Global reforça o compromisso de impulsionar o desenvolvimento sustentável em todos os elos da cadeia”, diz Leandro Faria, coordenador do Comitê de Sustentabilidade da ABAL.

Mais sobre o Pacto Global

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e proporciona aos membros acesso a ferramentas que ampliam e potencializam o impacto das práticas empresariais em sustentabilidade, por meio de plataformas de ação, projetos, eventos e treinamentos.

A iniciativa também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS.

Com mais de 13 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 800 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo. Ao integrar o Pacto Global, a ABAL se compromete a reportar as iniciativas do setor e o progresso em relação aos 10 princípios, sempre com visibilidade e transparência.