ABAL apoia: seminário da AsBEA abordou o licenciamento de empreendimentos na cidade – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL apoia: seminário da AsBEA abordou o licenciamento de empreendimentos na cidade

25 de junho de 2019

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA realizou em São Paulo o seminário “Onde estamos após a aprovação da LPUOS e COE? Inseguranças, dúvidas, regulamentações e novos procedimentos administrativos”, que apresentou temas de interesse relacionados ao licenciamento de empreendimentos na cidade e novas oportunidades previstas para os próximos seis meses e um ano da gestão municipal.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Fernando Chucre, ao abordar questões tais como Retrofit, PIU, Operações Urbanas e Revisão de Zoneamento, a resposta está em ampliar iniciativas que vem sendo empenhadas pelo poder público, especialmente sob o ponto de vista urbanístico e tributário fiscal.

Em sua palestra, na mesa redonda que compartilhou com a coordenadora do Seminário, arquiteta urbanista Adriana Levisky, e com o arquiteto Roberto Claudio dos Santos Aflalo Filho, na ocasião representante do Grupo de Trabalho de Legislação – GTL da AsBEA, o secretário Fernando Chucre apresentou um panorama das revisões das operações urbanas e dos conjuntos dos ‘PIUs’ que estão em andamento, bem como uma análise sobre oportunidades para os agentes do mercado.

“Os estudos da SP Urbanismo mostram que o centro, se tivesse um movimento forte do poder público, no sentido de mais incentivos [especialmente urbanísticos], e da iniciativa privada, teria a capacidade de incorporar aproximadamente 300 mil pessoas na região central – só em edifícios que estão subutilizados ou, ainda, em terrenos nos quais poderia estar ocorrendo algum tipo de empreendimento”, destacou Fernando Chucre. “Sob o ponto de vista do desenvolvimento urbano, considero ilógico investir em um modelo de aumentar a mancha do espraiamento em detrimento do adensamento da região central”, complementa.

A programação completa com todos os temas abordados em painéis está disponível pelo link: https://tinyurl.com/y4pn5gfh.

 

Legenda e crédito da imagem: Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Fernando Chucre, e os arquitetos urbanistas Adriana Levisky e Roberto Aflalo, coordenadora do Seminário e representante do GTL AsBEA, respectivamente.
Crédito fotografia: Nagila Rodrigues | Acervo divulgação AsBEA.