ABAL na Mídia: Brasil investiga China por exportação de laminados de alumínio por valor abaixo do preço de mercado – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL na Mídia: Brasil investiga China por exportação de laminados de alumínio por valor abaixo do preço de mercado

10 de agosto de 2020

 

O Brasil está investigando a China para verificar se os laminados de alumínio estão sendo vendidos para o País por preço menor do que o cobrado no mercado interno chinês, prática denominada dumping, com o intuito de prejudicar a indústria brasileira.

“Foram apresentados elementos suficientes que indicam a prática de dumping nas exportações da China para o Brasil do produto objeto da investigação, e de dano à indústria doméstica resultante de tal prática”, informou a  Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex).

A investigação foi aberta após denúncia da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Se ficar comprovado que houve mesmo a prática de dumping, os produtos chineses poderão ser sobretaxados para entrar no Brasil. O processo pode durar de 10 meses a 18 meses, mas pode ser adotada medida preventiva antes da finalização.

De acordo com o presidente da ABAL, Milton Rego, há indicação de aplicação de uma sobretaxa de mais de 50% – a decisão será da Secex.

“Nos últimos dois anos, a situação ficou dramática porque aumentou muito a importação de produtos laminados chineses e a participação do país nas importações. A indústria brasileira concorre em situação igual de competitividade com empresas de vários países. O que não podemos admitir são empresas brasileiras concorrendo com um país”,  afirmou.

A competição no mercado de alumínio ficou ainda mais acirrada nos últimos anos, depois de os Estados Unidos barrarem o produto chinês e adotarem, em 2018, uma sobretaxa na importação do produto de vários países, inclusive do Brasil, que tem que pagar 10% a mais para entrar no país. Na época, também foram adotadas medidas protecionistas contra o aço, como uma cota máxima para a importação do produto brasileiro.

Fonte: Lorenna Rodrigues, O Estado de S.Paulo

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-investiga-china-por-exportacao-de-laminados-de-aluminio-por-valor-abaixo-do-preco-de-mercado,70003394468