ABAL participa de assinatura do Termo de Compromisso da Lata de Alumínio para Bebidas e abre Consulta Pública – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL participa de assinatura do Termo de Compromisso da Lata de Alumínio para Bebidas e abre Consulta Pública

19 de agosto de 2020

O setor é caracterizado pelo alto índice de reciclagem das latas de alumínio para bebidas – 96,9% em 2018 – colocando o Brasil como um dos líderes mundiais.

Nesta quarta-feira (19/8), o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assinou portaria que abre a consulta pública para a implantação  do “Termo de Compromisso da Logística Reversa das Latas de Alumínio para Bebidas” em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Além do Ministro, o evento contou com a presença do presidente-executivo da ABAL, Milton Rego Brasília às 10h, do secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, do presidente executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), Cátilo Cândido e do Deputado Carlos Gomes, presidente da “Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem”.

Para Milton Rego, o “Termo de Compromisso da Lata” reforça ainda mais o comprometimento do setor com a preservação do meio ambiente, tendo como objetivo aperfeiçoar o sistema de logística reversa da lata, com a manutenção do elevado índice de reciclagem da lata no patamar de 95%. “O volume reciclado de lata economiza, aproximadamente, 5.000 GWh/ano ou 1,0% do total consumido no Brasil e sua logística reversa garante geração de renda na ordem de R$ 5 bilhões por ano”, enfatiza o presidente-executivo da ABAL.

Para a operacionalização dos compromissos que pretende firmar com o Governo Federal, o setor propõe comprar todo o volume de sucata de lata disponível no mercado doméstico, aproximar os detentores da sucata da lata dos recicladores, particularmente as cooperativas de catadores e principalmente por meio de centros de coleta e rede organizada de parceiros com atuação em todo o território nacional, apoio técnico aos gestores públicos municipais na elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integral de Resíduos Sólidos (PMGIRS), entre outros.

 

Principais números

  • O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de Latas e consome 1/4 de todo o alumínio comercializado no país;
  • A lata é a principal embalagem para cerveja do Brasil;
  • A logística reversa da lata beneficia mais de 800 mil famílias de catadores;
  • O Ciclo de Vida da Lata é de 60 dias em média;
  • O índice de reciclagem da lata é de 96,9% (2018; dado mais recente), o que corresponde a 320 mil toneladas recicladas ou 25 bilhões de unidades;
  • Esse nível de reciclagem da lata reduz, em média, 70% a emissão de gases de efeito estufa e o consumo de energia elétrica em todo o ciclo de vida da embalagem;
  • Cada 1 kg de lata reciclada poupa a extração de 5 kg de bauxita, necessária para a produção do alumínio primário.

 

A consulta pública está disponível no link: http://consultaspublicas.mma.gov.br/tclatasdealuminioparabebidas/