ABAL recebe Paulo Pedrosa, ex-secretário do Ministério de Minas e Energia e atual presidente da Abrace – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL recebe Paulo Pedrosa, ex-secretário do Ministério de Minas e Energia e atual presidente da Abrace

8 de outubro de 2019

Nesta terça-feira, 08/10, os associados da ABAL se reuniram com Paulo Pedrosa, ex-secretário executivo do Ministério de Minas e Energia e atual presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Em pauta, a importância para a indústria e os desafios para a abertura do novo mercado de gás natural no País.

Um dos maiores especialistas do setor de energia no País, Pedrosa afirmou que o gás do Pré-Sal dobraria a oferta para os próximos anos.

“Será fator determinante para a (re) industrialização e abertura do mercado, o que proporcionará preços mais competitivos, principalmente em grandes volumes para a indústria”.

Um dos desafios para a modernização do setor de gás natural passa pela regulamentação de cada Estado.

“Energia disponível e a preços competitivos é condição indispensável para a indústria nacional retomar o seu crescimento e fazer a roda da economia girar. O País não pode perder a chance de modernizar o setor – em especial o de gás, cuja abertura vive momento-chave. Mas o Estado de São Paulo corre o risco de adotar um modelo que afugentará investidores e acabará penalizando os consumidores”, afirma Milton Rego, presidente-executivo da ABAL.

Ex-secretário executivo do Ministério de Minas e Energia entre maio de 2016 e abril de 2018, Paulo Pedrosa é engenheiro mecânico formado pela Universidade de Brasília (UnB) e comandou a Abrace de 2011 a 2016. Integrou a direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), trabalhou na Eletronorte e na Chesf, subsidiárias da Eletrobras, e foi conselheiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Equatorial Energia, Cemar e da Light.