Alcoa celebra os 50 anos da primeira corrida de alumínio no Brasil – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alcoa celebra os 50 anos da primeira corrida de alumínio no Brasil

22 de julho de 2020

 

No dia 17 de julho, a Alcoa celebrou os 50 anos da primeira corrida de alumínio no Brasil, marcando o início das operações da unidade de Poços de Caldas (MG) e a trajetória de sucesso da companhia no País. Na ocasião foram produzidos 6.540 quilos de alumínio em lingotes para atender uma laminação de Araraquara (SP), para quem foi emitida a nota fiscal 0001 – Série C-1.

A história da Alcoa no Brasil teve início em 14 de maio de 1965, quando foi criada a Companhia Mineira de Alumínio – Alcominas. Dois anos depois, iniciou-se a construção da fábrica de Poços de Caldas (MG), inaugurada oficialmente em 28 de outubro de 1970.

Ao longo desses 55 anos de atuação no País, a Alcoa expandiu as operações e, atualmente, possui mais duas unidades produtivas, além de Poços de Caldas (MG), sendo uma em São Luís (MA) e outra em Juruti (PA). A empresa conta ainda com escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.

Por fim, a Alcoa conta com mais de 7.000 colaboradores diretos e indiretos no Brasil, sendo muitos deles das comunidades onde atua, formando uma equipe comprometida em propagar os valores da empresa.

 

Vic Peterson, presidente da Alcoa no Brasil, e Moe Perry, gerente de Operações da Fábrica, cumprimentam-se pela primeira corrida de alumínio, em 17 de julho de 1970

Troféu criado para marcar a primeira corrida de alumínio da Alcoa no Brasil