Alcoa incentiva educação inclusiva nas escolas públicas de Juruti – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alcoa incentiva educação inclusiva nas escolas públicas de Juruti

3 de abril de 2018

A ação iniciada no município visa implementar boas práticas para a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar

“As diferenças que ensinam e constroem”. Este é o título do projeto que acaba de ser lançado em Juruti, pela ASID – Ação Social para Igualdade de Diferenças junto à Secretaria Municipal de Educação, com o incentivo do Instituto Alcoa. O objetivo é apoiar o município na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas por meio do fortalecimento do papel transformador e da liderança dos gestores escolares. A iniciativa trabalhará com a formação técnica e gestão dos profissionais da educação municipal em 119 escolas regulares.

Os gestores das escolas municipais já começaram a participar de pesquisas sobre o diagnóstico da educação inclusiva em Juruti juntamente com outros atores importantes no universo da educação. “Estamos aplicando pesquisa com pais, gestores e educadores para eles nos contarem a visão deles quanto à inclusão da pessoa com deficiência na escola”, explica Isabela Bonet, coordenadora de projetos da ASID.

Após o diagnóstico aprofundado do tema haverá a disseminação de boas práticas de inclusão da pessoa com deficiência nas escolas do município e um plano de implementação destas práticas para proporcionar suporte aos líderes para promover a inclusão. Também será disponibilizado para as escolas, um guia sobre o tema. “Nossa expectativa é conseguirmos unir os gestores e ajudá-los na condução de práticas de inclusão”, reforça.

O gerente de Recursos Humanos e Relações Institucionais da Alcoa Juruti, Rogério Ribas, ressalta que a Alcoa se preocupa com o avanço da educação na comunidade onde atua, por isso resolveu incentivar o trabalho da ASID nas escolas públicas de Juruti. “Os resultados que esperamos desse investimento é a inclusão de fato da pessoa com deficiência nas escolas públicas de Juruti. Que os professores, colegas e toda a comunidade escolar estejam preparados para receber este aluno, oferecendo o adequado suporte para que ele se desenvolva e interaja com todos”, destaca.

A coordenadora de Educação Especial da SEMED Juruti, Dilene de Jesus da Silva, agradeceu a parceria com a Alcoa e a ASID, destacando que muitos gestores realmente sentem-se desafiados no trabalho para a questão da inclusão. “Este programa vai somar na educação inclusiva, uma vez que os gestores estão mais próximos dos professores para orientar. Esperamos que melhore em 100% a inclusão das pessoas com necessidades especiais no município”, ressalta.

Foto: Alcoa