Alubar anuncia Ana Paula Bittencourt como nova diretora de Operações Brasil – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alubar anuncia Ana Paula Bittencourt como nova diretora de Operações Brasil

27 de agosto de 2020

 

Ana Paula Bittencourt será a nova diretora de Operações Brasil da Alubar no escritório da empresa em São Paulo, o Alubar Global Management, focado em gestão e planejamento estratégico.  Trata-se de um marco especial na história da companhia, pois a profissional se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo de direção.

A gestora é formada em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Auditoria, Contabilidade e Gestão Tributária e Personal & Profissional Coach. Aos 43 anos, Ana Paula ingressou na Alubar em 2014 como coordenadora de Controladoria na fábrica de Barcarena (PA). Em pouco tempo, foi promovida a Controller e depois assumiu a Gerência Administrativa e Financeira da Alubar CopperTec – unidade de distribuição de cabos elétricos de cobre localizada em Cotia (SP). No final do ano passado, quando a empresa anunciou a compra de uma nova planta de produção de condutores de alumínio em Montenegro, a profissional foi escolhida para o desafio de gerenciar a nova unidade.

“Foi uma grata surpresa receber esse reconhecimento. Em minha carreira, meu motor de impulsão chama-se desafio. A percepção de estagnação em minhas atribuições gera naturalmente uma inconformidade, procuro de alguma forma me reinventar, buscar novas maneiras de cooperar. Agindo assim, sinto-me bem comigo mesma por ter a consciência de que estou oferecendo o meu melhor para a função que me confiaram”, afirma.

Mulheres e o mercado de trabalho no Brasil

De acordo com dados mais recentes da Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2018), as mulheres são 44% do total de trabalhadores formais do Brasil. Fazendo um recorte apenas dos trabalhadores da indústria de transformação, a presença feminina é de apenas 31,11%.

A Alubar, como signatária do Pacto Global das Nações Unidas, está comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas para construir um mundo mais justo até 2030. No caminho do ODS 5 – Igualdade de Gênero, a empresa proporciona oportunidades iguais para pessoas que se dedicam e mostram competência no trabalho, inclusive no acesso a cargos de chefia. De janeiro de 2019 a janeiro de 2020, as mulheres registraram um crescimento de 18% em toda a Alubar. Em cargos estratégicos, elas representam 32% dos colaboradores nessa posição, tendo aumentado a participação em 20% no último ano.

Para as mulheres que estão iniciando a carreira e desejam ter sucesso profissional em uma grande indústria, Ana Paula recomenda a preparação técnica e emocional.

“Qualquer que seja o seu objetivo na carreira, precisará estar preparada para os desafios que enfrentará e sempre com o foco no avanço de seu desenvolvimento. Mesmo que não domine totalmente a capacidade para lidar com certos obstáculos, a sua determinação constante em se desenvolver lhe dará a condição para superá-los”, aconselha a diretora.