Alubar apresenta novos diretores – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alubar apresenta novos diretores

14 de outubro de 2020

 

O Grupo Alubar realizou em outubro mais mudanças na sua estrutura organizacional. Thais Porto foi escolhida para ser a nova diretora Financeira da empresa. Além disso, a empresa criou a Diretoria de Auditoria Interna e Compliance, que será comandada por André Cruz.

Ambas as áreas são resultado das recentes mudanças no corpo diretivo da Alubar, voltadas especialmente à administração, planejamento e decisões estratégicas de nível global, envolvendo as unidades e escritórios do Brasil, Canadá e Estados Unidos. Dessa forma, as diretorias de Auditoria Interna e Compliance Financeira se juntam às diretorias Executiva, Industrial, Comercial América do Norte, Comercial América Latina e de Planejamento Estratégico.

Finanças em nível global

A atual diretora Financeira da Alubar, Thais Porto, ingressou na empresa em 2019 como gerente Financeira. Formada em Administração e pós-graduada em Gestão Financeira e Controladoria, a profissional será responsável por administrar as finanças e contabilidade de todas as unidades no Brasil e no exterior.

“Sou muito grata pela confiança que a Alubar depositou em mim para conduzir a Diretoria Financeira em um nível maior, mais estratégico. Minha expectativa é de que a gente possa entregar os resultados esperados e atingir novos patamares, compatíveis com essa nova perspectiva global”, afirma.

Thais Porto é a segunda mulher a assumir um cargo executivo na Alubar. A primeira foi Ana Paula Bittencourt, que se tornou diretora de Operações Brasil em agosto deste ano.

Para Thais, o aumento da presença feminina nos cargos mais altos tem a ver com uma postura da empresa de reconhecer a competência profissional de seus colaboradores independente do gênero.

“É uma satisfação enorme poder ocupar um cargo financeiro dentro de um segmento industrial que tem muito mais profissionais do gênero masculino do que feminino. Este cargo tem relevância no mercado nacional e internacional, é uma alegria continuar merecendo essa possibilidade de representação”, afirma a nova Diretora.

Gestão de Riscos e Integridade

A criação da Diretoria de Auditoria Interna e Compliance também tem a ver com a elevação da presença da Alubar em nível global. A empresa, que recebeu por duas vezes consecutivas o Selo Pró-Ética da Controladoria-Geral da União (CGU) por seu robusto programa de integridade, tem agora o desafio de aplicar esses parâmetros aos colaboradores de regiões diversas das Américas.

Esta diretoria também é responsável pelo trabalho de gestão de riscos de todo o Grupo Alubar, criando mecanismos de proteção ao negócio, sobretudo nas áreas mais estratégicas da empresa.

O novo Diretor desta área, André Cruz, já trabalha na Alubar desde 2013. Em 2017, tornou-se gerente de Auditoria Interna e Compliance – área que agora foi transformada em Diretoria. Ele é formado em Contabilidade, com especialização em Gestão de Negócios e cursos voltados para o Compliance Anticorrupção.