CBA reúne mais de mil pessoas em simulado de emergência de barragem em Alumínio (SP) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

CBA reúne mais de mil pessoas em simulado de emergência de barragem em Alumínio (SP)

17 de outubro de 2019

A CBA reuniu 1.187 pessoas no primeiro simulado de emergência da barragem do Palmital, em Alumínio (SP). A ação, que teve caráter educativo, foi realizada em parceria com a Defesa Civil Municipal e Estadual, e teve apoio das Polícias Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Cetesb e da concessionária da rodovia Raposo Tavares.

Com duração de uma hora, o treinamento foi realizado para a população presente na zona de autossalvamento (ZAS) – área que seria afetada em caso hipotético de rompimento da barragem – capacitando os participantes sobre como proceder em uma situação real de emergência.

“Nós estamos em um momento preventivo, preparando a população e os órgãos envolvidos para que saibam como atuar. É preciso fomentar a melhoria da cultura de percepção de risco da população e, para tanto, o envolvimento nestas atividades é essencial. A participação da população é voluntária, porém, reafirmamos a importância, para que saiba como agir em momentos de emergência”, disse o tenente Tiago Luiz Lourençon, da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Na avaliação do gerente de Sustentabilidade da CBA, Leandro Faria, o simulado ocorreu como planejado e foi importante para medir a eficácia dos treinamentos e das comunicações realizadas.

“Agradeço a parceria da Defesa Civil em todo esse processo e, especialmente, à população que se engajou voluntariamente. Sem eles, não seria possível identificar as oportunidades de melhoria”, destacou Leandro.

Durante o simulado foram analisados aspectos com relação a identificação das rotas de fuga e condições do percurso. Também foi verificado se o direcionamento dos alto-falantes e potência das sirenes do sistema de notificação de massa foi ouvido pela população em diferentes locais.

O simulado integra o Plano de Atendimento Emergencial (PAE) da barragem do Palmital, conforme prevê a legislação. Novos treinamentos serão realizados anualmente com a população.