Colaboradores da MRN desenvolvem tecnologia para ajudar na prevenção à Covid-19 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Colaboradores da MRN desenvolvem tecnologia para ajudar na prevenção à Covid-19

6 de maio de 2020

 

Os empregados da Mineração Rio do Norte (MRN), empresa que opera mina bauxita no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, no oeste do Pará, criaram um dispositivo conectado à pia para que tanto a torneira quanto o recipiente de sabão sejam acionados pelos pés. Com isso, evitam o toque direto das mãos nesses equipamentos e reforçam a segurança e saúde no ambiente de trabalho.

A ideia surgiu entre os empregados da Usina de Geração e Distribuição de Energia, que durante reuniões pensaram de que forma poderiam contribuir com a MRN nas ações de prevenção à Covid-19. Pesquisaram na internet alguns dispositivos já existentes e decidiram adaptá-lo. E tudo isso com baixíssimo custo, pois reaproveitaram os materiais disponíveis na área, como a pia já instalada, reservatório de sabão, grampos de telha galvanizada e tubulações. As únicas aquisições foram a torneira e as conexões das tubulações.

“A iniciativa de se fazer o melhor foi muito notório, pois tivemos 100% de mão de obra da equipe local. Em termos de visual e de praticidade, conseguimos um excelente resultado. Uma tecnologia totalmente sustentável e essencial para esse momento que vivemos, pois estimula, cada vez mais, a assepsia das mãos que combate o coronavírus e uma série de outras doenças”, explica Carlos Leite, gerente técnico da seção da Usina de Geração e Distribuição de Energia da MRN.

Foram dois dias e 16 horas de trabalho para desenvolver a engenhoca, que está localizada logo na entrada da área, permitindo que os empregados façam a higienização ao iniciar e finalizar o expediente. Jaílson Marinho, mecânico da MRN, foi um dos que participaram dessa construção.

“Fico orgulho de fazer parte de uma equipe que se preocupa com a saúde e bem-estar dos empregados. É um projeto que contribui para todos. Na verdade, começamos a entender o quanto é importante a lavagem das mãos e ter sempre os melhores hábitos de higiene”, afirma.     

Daniel Almeida, mecânico da MRN, também deu sua parcela de contribuição, gravando um vídeo para explicar como funciona a tecnologia e incentivar a assepsia constante das mãos.

“Estamos ajudando a empresa na questão da prevenção, incentivando a higienização das mãos ao entrar e sair do trabalho. Nosso compromisso não é apenas com o negócio, mas também com a sociedade e para isso todos devem desenvolver boas práticas de segurança e saúde.  Vou fazer 14 anos na empresa e para mim foi um privilégio participar desse momento de inovação”, comenta.

Para conferir como funciona o dispositivo dos pedais acoplados à pia, acesse o vídeo: https://bit.ly/DiaMundialMaos.