Estudantes e professores da Fatec-SP visitam operações do Grupo ReciclaBR – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Estudantes e professores da Fatec-SP visitam operações do Grupo ReciclaBR

22 de novembro de 2019

Estudantes e professores do curso de Tecnologia de Materiais da Fatec-SP visitaram as operações da Latasa Garimpeiro Urbano, unidade Vila Maria, e da Latasa Reciclagem, em Itaquaquecetuba, ambas empresas do Grupo ReciclaBR. As atividades integram o escopo do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas, cujo objetivo é disseminar conhecimento e fomentar o ensino, a pesquisa e inovação tecnológica do metal no meio acadêmico, por meio de workshops, visitas técnicas, palestras, minicursos, entre outras ações.

Na ocasião, alunos e professores conheceram de perto o processo de reciclagem do alumínio -desde a recepção da sucata no Centro de Coletas, onde é realizada a limpeza de resíduos, impurezas e contaminantes, que garantirá a qualidade da liga de alumínio reciclado. Ainda durante a visita, o grupo acompanhou os processos de prensagem e enfardamento dos lotes para posterior envio às fabricas do Grupo ReciclaBR.

Já na fábrica, os participantes da ação conheceram todas as etapas do processo de reciclagem, incluindo o sistema de filtros para a contenção de resíduos e emissões de gases na atmosfera.

“Eu levei meus alunos para conhecerem a metalurgia do alumínio e me impressionou quão bem uma empresa como essa faz para a sociedade. Ao assistir o vídeo institucional do Grupo ReciclaBR, eu fiquei pensando o que seria do mundo com todo esse alumínio jogado na natureza. Parabéns à empresa pela organização e processos com tecnologia de ponta. Agradeço o Grupo ReciclaBR e ABAL pelo aprendizado proporcionado a mim e aos alunos da Fatec SP”, destacou o professor Marcos Domingos Xavier.