Hydro inicia programas sociais on-line para continuar atendendo comunidades no Pará – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro inicia programas sociais on-line para continuar atendendo comunidades no Pará

24 de abril de 2020

Após ter suspendido as atividades externas, em março deste ano, diante das medidas de distanciamento social necessárias como forma de prevenção ao coronavírus, a área de Sustentabilidade da Hydro desenvolveu plataformas virtuais para alguns de seus projetos e programas sociais e assim vem garantindo a continuidade das atividades junto às comunidades vizinhas no Pará.

Alguns programas já se adaptaram a este novo momento. É o caso do Território do Saber, realizado pela Hydro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paragominas (Semec), e voltado para a melhoria da educação básica do município. Dentre as atividades originais do programa, estavam em andamento os cursos gratuitos de aperfeiçoamento e especialização que atendem a mais de 270 educadores da rede pública de ensino de Paragominas. Considerando os riscos da pandemia, os encontros dos cursos foram suspensos, mas desde terça-feira, 14 de abril, retornaram de forma online. Para Bárbara Dias, da empresa Evoluir responsável por ministrar os cursos do programa, a participação dos professores superou a expectativa.

“Tivemos uma audiência muito boa e a interatividade dos participantes tem sido muito estimulante. Esse é um momento de aprendizagem para todos e ficamos surpresos do quanto as turmas estavam animadas com a retomada das atividades e têm se disposto a continuar estudando em casa”, observou.

O Embarca Amazônia cujo objetivo é formar empreendedores locais e fortalecer a rede de empreendedorismo sustentável nos sete municípios do Mineroduto e nas ilhas de Barcarena e Abaetetuba, também passou a adotar as atividades online. O cronograma original do programa previa a realização da 1ª Oficina de Pré-Aceleração dos municípios de Barcarena e Abaetetuba que ocorreria de forma presencial para os jovens que participaram do projeto Embarca Amazônia na sua fase piloto em 2019, e que teve uma adaptação do formato presencial para de videoconferência.

A primeira oficina de pré-aceleração online do Embarca, com a temática “aspectos jurídicos para iniciar um negócio”, foi realizada em 04 de abril, com orientações de um especialista na área sobre temas como tipos societários, contrato social e capital social, regimes tributários, patentes e propriedade intelectual, entre outros. Após a realização da 1ª Oficina foram realizadas virtualmente as sessões de mentoria individual com as equipes. Nestes momentos, os participantes puderam esclarecer dúvidas e receber uma consultoria específica para a realidade de sua equipe e modelo de negócios.

O programa Trilhando Caminhos também planeja retomar as atividades parcialmente no modo online. A iniciativa, voltada para oferecer em espaços comunitários e públicos atividades esportivas e culturais como ferramenta de inclusão social para crianças e adolescentes das comunidades de Barcarena, iniciou a gravação de aulas em vídeo que, em breve, serão disponibilizadas aos participantes, como forma de mantê-los ativos, executando os exercícios físicos, voltados para toda família e sem sair de casa.

“Com essas medidas, reiteramos nosso compromisso de realizar um investimento social privado que contribua com a melhoria das condições de vida das pessoas nos municípios onde operamos, com a ampliação do bem-estar e da cidadania, na perspectiva de alcançar uma sociedade mais justa, respeitando as culturas locais e os direitos humanos. O cuidado é parte dos valores fundamentais da Hydro e é importante que nossos vizinhos saibam que estamos atuando em todos os momentos, mesmo em meio à situação da COVID-19, e sempre atentos à segurança e saúde de todos”, declara Luana Carvalhosa, gerente de projetos sociais da Hydro.

Outras atividades de suporte às comunidades

A Hydro vem atuando em várias frentes com ações voltadas ao apoio às comunidades vizinhas frente à situação da COVID-19. As iniciativas vão desde doação financeira para implantação de hospitais de campanha no estado, cestas básicas com alimentos e itens de higiene às prefeituras dos sete municípios onde desenvolvemos nossas atividades no Pará, atuação da Brigada Ambiental na divulgação de orientações de prevenção à doença, em Barcarena, fornecimento de água para o abrigo instalado no estádio Mangueirão para receber pessoas em vulnerabilidade social e a compra de máscaras caseiras de fornecedores locais, como medida de apoio à economia e também de proteção aos empregados.

Clique aqui para saber mais sobre estas e outras iniciativas.