← voltar para Banco de Notícias

Hydro inicia programas sociais on-line para continuar atendendo comunidades no Pará

Após ter suspendido as atividades externas, em março deste ano, diante das medidas de distanciamento social necessárias como forma de prevenção ao coronavírus, a área de Sustentabilidade da Hydro desenvolveu plataformas virtuais para alguns de seus projetos e programas sociais e assim vem garantindo a continuidade das atividades junto às comunidades vizinhas no Pará.

Alguns programas já se adaptaram a este novo momento. É o caso do Território do Saber, realizado pela Hydro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paragominas (Semec), e voltado para a melhoria da educação básica do município. Dentre as atividades originais do programa, estavam em andamento os cursos gratuitos de aperfeiçoamento e especialização que atendem a mais de 270 educadores da rede pública de ensino de Paragominas. Considerando os riscos da pandemia, os encontros dos cursos foram suspensos, mas desde terça-feira, 14 de abril, retornaram de forma online. Para Bárbara Dias, da empresa Evoluir responsável por ministrar os cursos do programa, a participação dos professores superou a expectativa.

“Tivemos uma audiência muito boa e a interatividade dos participantes tem sido muito estimulante. Esse é um momento de aprendizagem para todos e ficamos surpresos do quanto as turmas estavam animadas com a retomada das atividades e têm se disposto a continuar estudando em casa”, observou.

O Embarca Amazônia cujo objetivo é formar empreendedores locais e fortalecer a rede de empreendedorismo sustentável nos sete municípios do Mineroduto e nas ilhas de Barcarena e Abaetetuba, também passou a adotar as atividades online. O cronograma original do programa previa a realização da 1ª Oficina de Pré-Aceleração dos municípios de Barcarena e Abaetetuba que ocorreria de forma presencial para os jovens que participaram do projeto Embarca Amazônia na sua fase piloto em 2019, e que teve uma adaptação do formato presencial para de videoconferência.

A primeira oficina de pré-aceleração online do Embarca, com a temática “aspectos jurídicos para iniciar um negócio”, foi realizada em 04 de abril, com orientações de um especialista na área sobre temas como tipos societários, contrato social e capital social, regimes tributários, patentes e propriedade intelectual, entre outros. Após a realização da 1ª Oficina foram realizadas virtualmente as sessões de mentoria individual com as equipes. Nestes momentos, os participantes puderam esclarecer dúvidas e receber uma consultoria específica para a realidade de sua equipe e modelo de negócios.

O programa Trilhando Caminhos também planeja retomar as atividades parcialmente no modo online. A iniciativa, voltada para oferecer em espaços comunitários e públicos atividades esportivas e culturais como ferramenta de inclusão social para crianças e adolescentes das comunidades de Barcarena, iniciou a gravação de aulas em vídeo que, em breve, serão disponibilizadas aos participantes, como forma de mantê-los ativos, executando os exercícios físicos, voltados para toda família e sem sair de casa.

“Com essas medidas, reiteramos nosso compromisso de realizar um investimento social privado que contribua com a melhoria das condições de vida das pessoas nos municípios onde operamos, com a ampliação do bem-estar e da cidadania, na perspectiva de alcançar uma sociedade mais justa, respeitando as culturas locais e os direitos humanos. O cuidado é parte dos valores fundamentais da Hydro e é importante que nossos vizinhos saibam que estamos atuando em todos os momentos, mesmo em meio à situação da COVID-19, e sempre atentos à segurança e saúde de todos”, declara Luana Carvalhosa, gerente de projetos sociais da Hydro.

Outras atividades de suporte às comunidades

A Hydro vem atuando em várias frentes com ações voltadas ao apoio às comunidades vizinhas frente à situação da COVID-19. As iniciativas vão desde doação financeira para implantação de hospitais de campanha no estado, cestas básicas com alimentos e itens de higiene às prefeituras dos sete municípios onde desenvolvemos nossas atividades no Pará, atuação da Brigada Ambiental na divulgação de orientações de prevenção à doença, em Barcarena, fornecimento de água para o abrigo instalado no estádio Mangueirão para receber pessoas em vulnerabilidade social e a compra de máscaras caseiras de fornecedores locais, como medida de apoio à economia e também de proteção aos empregados.

Clique aqui para saber mais sobre estas e outras iniciativas.