Hydro vence nova categoria “Case de Inovação” no Prêmio Redes – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro vence nova categoria “Case de Inovação” no Prêmio Redes

30 de setembro de 2020

 

A Hydro conquistou três prêmios na 8º edição do Prêmio Redes de Desenvolvimento, premiação que ocorre desde 2011 com o intuito de agraciar as empresas pelo esforço em movimentar a economia paraense. A associada da ABAL ganhou o prêmio de “Case de Inovação”, ficou em 2º lugar na categoria “Absolutus”, que avaliou o volume de compras em 2019, e em 2º lugar na categoria “Comprador do Ano”. Devido à pandemia, o prêmio foi entregue no escritório da Companhia, em Belém (PA).

Depois de conquistar por dois anos consecutivos o prêmio de “Case de Desenvolvimento de Fornecedores”, desta vez a Hydro foi destaque na nova categoria “Case de Inovação”, por meio de uma parceria da Companhia com a startup Amachains, que resultou na elaboração de um projeto inovador na operação de bauxita e alumina. A solução foi adaptada e conectada à tecnologia de indústria 4.0, permitindo gerar informações através do sistema IIoT dos produtos oferecidos pela Hydro. Além disso, o relato da experiência de sucesso resgatou o processo de estruturação do programa Shark River, que teve a sua primeira edição em junho de 2019, com o objetivo de aproximar as áreas da empresa às startups locais.

Desenvolvimento 

Desde 2017, a Hydro trabalha com diversas iniciativas de desenvolvimento de fornecedores locais. Em 2019, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores locais foi ampliado englobando empresas de Barcarena, Paragominas e Região Metropolitana de Belém. O objetivo foi estimular os fornecedores locais por meio de capacitações técnicas, práticas e avaliações aplicadas, gerando melhorias no seu desempenho e fomento de novas oportunidades de negócios em grandes projetos instalados no estado.

“Valorizar as compras locais é algo que sempre norteou e sempre norteará as nossas decisões na área de Suprimentos, porque entendemos que a Hydro é uma empresa que preza pela economia local. Receber esse prêmio da Fiepa corrobora nossa estratégia. Nosso Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais é pioneiro na região e com certeza vamos expandi-lo ainda mais, evoluindo e fortalecendo os fornecedores de Paragominas e Barcarena”, explica Silvio Ferraioli, gerente executivo de Suprimentos da Hydro.

Desde 2018, a Hydro também possui um programa de Transformação Digital nas unidades de bauxita e alumina no Pará, onde são atendidas as necessidades do negócio com tecnologias convencionais, mas algumas não tinham respostas satisfatórias das tecnologias atuais. Por isso, a Companhia optou por acelerar o seu programa por meio da conexão ao ecossistema de inovação no Pará, acessando startups com elevado grau de inovação e em estágio inicial de desenvolvimento, e desta forma também contribuindo com o fomento do desenvolvimento local.

É o caso da Amachains, startup criada por um grupo de empreendedores e hospedada no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em Belém.

“A Amachains nunca havia montado uma prova de conceito com uma empresa. Foi um grande desafio conhecer e entender como poderíamos mostrar o valor do nosso time na construção da solução, o valor agregado da nossa proposta para a operação da Hydro e, o mais desafiador, mostrar que é uma solução economicamente viável”, ressalta Alexandre Bezerra, CEO da startup.

Para Daniel Moraes, gerente sênior de Transformação Digital da Hydro, a premiação do case demonstra que a jornada dessa área está trazendo resultados positivos à Companhia e aos parceiros.

“O nosso desafio foi conseguir localizar, selecionar e conectar com as startups locais, além da definição sobre qual modelo seria usado para conduzir essa seleção e posterior relacionamento de negócios. Precisávamos da agilidade que é usual das startups para implementar soluções que as nossas operações exigem e que fossem adotadas de forma efetiva pelos seus usuários”, reforça.

Compras

A Hydro também conquistou o 2º lugar na categoria “Absolutus”, premiação concedida às empresas que mais compraram em volume de investimentos. Em 2019, a Companhia adquiriu produtos e serviços que totalizaram R$ 3,7 bilhões apenas no Pará, representando mais de 60% das compras da Hydro.

E ainda pelo 3º ano consecutivo, a Hydro foi finalista na categoria “Comprador do Ano”, representada pela profissional Carolina Varkala, conquistando a 2ª colocação.

“Vale ressaltar que a colaboração é um dos pontos fortes da nossa Companhia. Trabalhamos como parceiros, dentro e fora, para unir competências e criar oportunidades para todos. Podemos dizer que as indicações foram resultado desse valor, que é a colaboração”, enfatiza a compradora.

Ela reforça ainda que o comprador é uma peça muito importante na gestão de fornecedores por atuar na definição de estratégia, mapeamento de empresas, garantia de entrega da melhor opção para atendimento das necessidades.

“Fazemos interface direta com a equipe de desenvolvimento e gestão de fornecedores, a fim de contribuir cada vez mais com a eficiência do trabalho e o crescimento de nossos parceiros. Dessa forma, podemos pontuar possíveis melhorias e desenvolvimento de novas soluções, serviços e produtos”, afirma Carolina Varkala.