Mensagem da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral para a ABAL – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Mensagem da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral para a ABAL

30 de março de 2020

Prezados amigos,

Agradeço a cada um de vocês pelo reconhecimento do trabalho que estamos realizando. Suas mensagens são motivo de ânimo e entusiasmo. O que temos feito é o resultado de um esforço conjunto de toda nossa equipe da SGM, de outros setores do MME, e do especial apoio e liderança do Ministro Bento Albuquerque, conjuntamente com o apoio que vocês vêm prestando com suas sugestões, experiência e anseios por dias melhores.

Estou certo de que temos uma comunhão de propósitos em prol do nosso País e de nossa sociedade, sem esquecer, claro, dos justos e legítimos interesses dos empreendimentos que as entidades dos Srs. representam.

A continuarmos assim, nesse ambiente de diálogo, franqueza, aproximação e colaboração, estou convencido de que trilharemos, no mínimo, um bom caminho, sem esmorecer na busca do melhor caminho e seus resultados a serem alcançados. Na minha visão, antes de uma situação de dificuldades, estamos vivenciando uma situação de adversidades. Neste tom podemos minimizar as dificuldades que se avizinham.

Como já tive a oportunidade de dizer algumas vezes, somos um Ministério de Minas para fazer mineração. E é nesta perspectiva que temos procurado tratar a mineração no País e na qual nos esforçaremos para torná-la ainda mais importante para nossa gente.

Bem sabemos que na cadeia produtiva a mineração será a última a sentir os efeitos do consumo mas,  por sua vez, será a primeira a ser demandada. Assim, nós que temos a responsabilidade pelo setor, temos que ter um olhar especial para as atividades da mineração, de modo que esteja pronta para atender às demandas de mercado.

Assim, a coesão entre o setor e nós do governo é imprescindível. Precisamos saber como andam as coisas agora, mas precisamos também olhar já para o futuro, desenvolvendo trabalho e análises que permitam ao setor ter reação célere e eficiente quando solicitado, ou mesmo aproveitar oportunidades que surjam ou espaços que sejam criados/deixados.

Estamos abertos para quaisquer sugestões e apoio. Mais que nunca, é o momento de interagirmos. A recente edição da Portaria 135 já é franca demonstração desse apoio de vocês.

Eu, particularmente, até penso que esse é um ótimo momento também para nos aproximarmos da sociedade e dela obtermos uma melhor compreensão do nosso setor. Muito ainda poderia ser dito como uma mensagem de confiança aos senhores, mas o melhor mesmo é conquistarmos cada vez mais a necessária confiança com o nosso trabalho.

Essa é a mensagem que me cabe trazer aos senhores neste momento!

Por gentileza, transmitam-na a seus associados.

Sigamos adiante, com disposição e esperança por dias melhores!

Cordial abraço.

Alexandre Vidigal

Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia