MRN reforça ações de prevenção a acidentes de trabalho – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN reforça ações de prevenção a acidentes de trabalho

27 de julho de 2020

 

Nesse Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Mineração Rio do Norte (MRN), que opera no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, no Oeste do Pará, destaca o Programa Segurança Comportamental, que, conduzido com apoio de consultoria especializada, aumenta o nível da cultura de segurança por meio da identificação e transformação dos comportamentos de risco, a partir da ferramenta de Interação Comportamental.

“Esta ferramenta tem colaborado de forma significativa para a gestão de segurança, pois além de estimular a percepção de riscos, permite que a liderança interaja com os empregados levando-os a refletirem sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho e adoção de medidas de controle. O aumento da cultura contribui para a melhoria contínua, garantindo a confiabilidade operacional em todos os processos da empresa”, destaca Antônio Moura, gerente de Segurança no Trabalho da MRN.

Aristino Rodrigues Junior, engenheiro de Segurança da MRN, é um exemplo de que a ferramenta de Interação Comportamental funciona e provoca a reflexão para uma mudança de atitude.

“Eu estava passando pelo corredor e havia uma placa com a mensagem ‘Atenção: piso molhado’ e vi alguém passando exatamente no local. Chamei a pessoa e perguntei se havia algum risco de se passar por ali. Ela respondeu que sim e continuei indagando: risco de quê? Ela respondeu que havia risco de escorregões, quedas e fraturas. E, para finalizar, perguntei: e o que fazer para evitar? Resposta dela: basta obedecer à sinalização e passar pelo local que está seco.  São coisas simples que, se tivermos o cuidado no dia a dia de estar um observando o outro, cuidando do outro, podemos evitar acidentes”, relata.  

A MRN também conta com programas e inúmeras ferramentas desenvolvidas para tornar processos e procedimentos mais seguros em suas operações, como: Diálogo Diário de Segurança – DDS, Análise de Risco das Tarefas – ART, Padrões Técnicos de Segurança – PTS, Procedimentos Operacionais de Execução – POE, Inspeção dos Equipamentos e Ferramentas, Cartão PARE, Observação Comportamental e outros que estão atrelados à Prática do Cuidado Ativo.