Nespresso anuncia produção de cápsulas feitas com 80% de alumínio reciclado – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Nespresso anuncia produção de cápsulas feitas com 80% de alumínio reciclado

20 de maio de 2020

 

Como parte da estratégia global para garantir que cada xícara gere impacto positivo para o meio ambiente e para sociedade, a Nespresso anuncia que suas cápsulas serão produzidas com 80% de alumínio reciclado. A mudança ocorrerá de forma gradativa em toda a linha de cafés da companhia.

As primeiras cápsulas a serem adaptadas ao novo modelo serão as da variedade Master Origin Colombia, um dos cafés da linha regular e doméstica da Nespresso. A transformação terá início na Europa a partir do mês de maio e começará no Brasil em julho. Até o final de 2021, a empresa espera que toda a linha doméstica e também Vertuo, comercializada em mercados como Estados Unidos e Europa, estejam em conformidade com o novo formato. Além das cápsulas, as caixas das máquinas Nespresso também estão sendo produzidas com 95% de material reciclado desde o início de março.

“Essa iniciativa mostra como a economia circular está presente em nossa cadeia de produção. Seguimos em uma jornada constante de melhoria dos processos para oferecer soluções cada vez mais sustentáveis aos consumidores e essa conquista marca um momento significativo para o nosso negócio no mundo”, diz Claudia Leite, Gerente da área de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso no Brasil.

O alumínio reciclado requer 95% menos energia para produção do que o “alumínio virgem”, tornando-se o mais adequado para um modelo de negócios circular, além de colaborar com uma redução significativa na pegada de carbono. O insumo é considerado um dos recursos mais valiosos do mundo, uma vez que pode ser refundido e reutilizado infinitamente, permitindo uma segunda vida aos resíduos gerados. Foi o material escolhido pela Nespresso para composição das cápsulas, pois além de proteger o frescor, o sabor e o aroma do café, também é infinitamente reciclável.

“Reconhecemos o importante papel das empresas no fortalecimento do mercado de matéria-prima secundária, contribuindo com a geração e a manutenção de valor dos materiais ao longo da cadeia produtiva. A Nespresso, ao utilizar alumínio reciclado em suas cápsulas, demonstra ao consumidor seu comprometimento com a Economia Circular, e que é possível fazer diferente reutilizando materiais com efetividade e performance. Este também é o papel das indústrias: engajar o consumidor promovendo novas atitudes por meio do seu produto”, reforça Beatriz Luz, Fundadora da Exchange 4 Change Brasil e idealizadora do Hub de Economia Circular Brasil.

No Brasil, a Nespresso investe mais de R﹩ 5 milhões por ano em ações ligadas à sustentabilidade. Desde 2011, a marca atua com um sistema próprio de reciclagem, responsável por separar o pó de café do alumínio. Atualmente, a companhia possui 157 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e sua taxa global de reciclagem efetiva no país é de 23%.

Fonte: Assessoria de Imprensa