No Dia Mundial do Meio Ambiente, ABAL destaca a contribuição da cadeia do alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

No Dia Mundial do Meio Ambiente, ABAL destaca a contribuição da cadeia do alumínio

5 de junho de 2020

 

Hoje, 05 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E a cadeia sustentável do alumínio, da mineração responsável de bauxita à reciclagem, contribui de forma decisiva para a preservação do meio ambiente.

Pelas características de leveza, durabilidade, resistência à corrosão e a intempéries, além da infinita reciclabilidade, o alumínio tem papel importante para a maior sustentabilidade dos mais variados segmentos da economia em que é utilizado, tais como embalagens, transportes, energia, construção civil e bens de consumo.

Além disso, por serem produzidos a partir da hidroeletricidade e com elevados índices de reciclagem, os produtos de alumínio fabricados no País, com metal brasileiro, possuem uma pegada de carbono menor que os itens importados – quase sempre produzidos com alumínio gerado a partir de fontes fósseis.

As empresas que atuam no setor, por sua vez, trilham o caminho da economia verde e não se limitam apenas a cumprir as legislações ambientais vigentes no Brasil. São referências mundiais na restauração de áreas mineradas, destinam da melhor forma ps resíduos gerados, trabalham incessantemente na redução das emissões atmosféricas e na eficiência energética dos processos, além de ampliarem, de forma contínua, o alcance de suas ações sociais e ambientais junto às comunidades do entorno onde estão instaladas.

Vale destacar ainda que a cadeia brasileira do alumínio dispõe de operações eficientes para colocar em prática as infinitas possibilidades de reciclagem do metal. Um case de sucesso está associado às latinhas para bebidas, cujo índice de reciclagem do Brasil é o maior do mundo, com média superior a 90% desde 2004. Sem contar o trabalho eficiente das empresas em conjunto com as cooperativas de catadores, o que garante emprego e renda às famílias destes profissionais.

Este é compromisso do alumínio brasileiro e das empresas que atuam nesta indústria, um setor em que todo dia é de respeito ao meio ambiente.