Projeto de cricket incentivado pela Alcoa atende mais de 500 crianças em Poços de Caldas (MG) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto de cricket incentivado pela Alcoa atende mais de 500 crianças em Poços de Caldas (MG)

29 de setembro de 2020

 

Depois de 14 meses de atividades, a primeira etapa do projeto “Desenvolvendo o Cricket”, que conta com apoio da Alcoa em Poços de Caldas (MG), chega à reta final com um excelente resultado. Foram atendidas 572 crianças em cinco núcleos de quatro bairros, sendo dois da zona sul, vizinho à fábrica da empresas.

“Isso só se tornou possível graças ao apoio que recebemos, entre eles, o da Alcoa, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a quem agradecemos muito”, destaca Matt Featherstone, coordenador e presidente da Associação Brasileira de Cricket, entidade que desenvolve o projeto na cidade. “Essa parceria com a Alcoa nos permitiu receber R$ 283 mil, ajudando a expandir o nosso trabalho e levar o esporte a mais crianças, com toda a infraestrutura, como equipamentos adequados e uniformes. Para 80% dessas crianças foi o primeiro contato com o cricket de forma estruturada”.

Nesses 14 meses – de março de 2019 a junho de 2020 – o projeto cumpriu seus objetivos e metas.

“Conseguimos realizar quase todas as atividades, entre elas, quatro festivais, com o objetivo de integrar os participantes dos cinco núcleos, que tiveram a participação recorde de 250 jogadores por evento”, conta Matt. “Só não conseguimos promover o campeonato entre os alunos do projeto, devido à pandemia, mas não cancelamos, apenas adiamos para quando a vida voltar ao normal”.

Esta foi a segunda vez que a Alcoa apoiou um projeto da Associação Brasileira de Cricket. Em 2018, a entidade foi beneficiada com um ACTION (ação comunitária), que garantiu à instituição a doação de R$ 10 mil, recursos oriundos do Instituto Alcoa.

“Desde que iniciamos as nossas operações em Poços de Caldas, estamos comprometidos em ajudar a transformar a vida da nossa comunidade e o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão social e de formação das nossas crianças”, destaca Walmer Rocha, gerente de Operações da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas. “Ficamos muito felizes e orgulhosos com a aprovação do projeto do cricket para ser beneficiado pela Alcoa Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo. Este é um esporte que está crescendo muito na nossa cidade e fazendo a diferença entre crianças e jovens, contribuindo para formar mais do que atletas, mas acima de tudo, cidadãos, graças aos valores desse esporte, como respeito, honestidade, dedicação, disciplina e trabalho em equipe”.