Projeto de PD&I Embrapii-IPT-ABAL: Única montadora participante, Fiat destaca importância da iniciativa colaborativa – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto de PD&I Embrapii-IPT-ABAL: Única montadora participante, Fiat destaca importância da iniciativa colaborativa

2 de outubro de 2019

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) se une à ABAL, à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) na busca de soluções para o aumento do uso do alumínio em aplicações automotivas. A FCA é a única montadora no projeto, que envolve parceria com outras 13 empresas produtoras e usuárias de alumínio. O Termo de Parceria e Adesão foi assinado na última terça-feira (1º) no Centro Cultural do Alumínio (CCAL), em São Paulo.

Com abrangência inédita e execução em 18 meses, a cooperação tem como objetivo desenvolver sistema para estudo comparativo de juntas de alumínio em estrutura de veículos automotivos, incluindo simulação computacional para análise de propriedades.

“O alumínio tem importantes vantagens, como resistência e baixo peso”, ressaltou o diretor de Segurança Veicular e Conformidade Regulatória da FCA para a América Latina, João Irineu Medeiros. “A participação da FCA é estratégica para mapeamento de oportunidades de aplicação das juntas de alumínio na carroceria, juntamente com o nosso parque de fornecedores, principalmente levando-se em consideração os desafios apresentados pelo Programa Rota 2030 nas áreas de eficiência energética e segurança veicular”, completou.

Clique aqui para mais informações sobre o Projeto de PD&I.

 

Fonte: ACBR – AUTOMÓVEL CLUBE BRASILEIRO/RIO DE JANEIRO