Rio Tinto fecha parceria com a cervejaria AB InBev para produção de latas ‘verdes’ – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Rio Tinto fecha parceria com a cervejaria AB InBev para produção de latas ‘verdes’

 

A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, fez uma parceria com um dos maiores produtores de alumínio, a Rio Tinto, para comercializar parte de sua cerveja em latas de baixo carbono.

Cerca de 70% do alumínio usado nas latas da AB InBev na América do Norte é reciclado, e a cervejaria reduzirá ainda mais as emissões combinando o material com o novo alumínio de “baixo carbono” que a Rio Tinto produz em fundições no Canadá movidas por usinas hidrelétricas. O primeiro milhão de latas produzidas com a parceria serão usadas para marca Michelob Ultra, dos Estados Unidos, informaram as empresas em comunicado.

“Poderemos garantir aos clientes a procedência do produto, bem como dar transparência em termos de medidas de sustentabilidade”, disse Alf Barrios, diretor-presidente da Rio Tinto Aluminium, em entrevista por telefone. “É por isso que trabalharemos com a AB InBev na rotulagem, fornecendo informações aos consumidores finais.”

A parceria surge em meio à crescente escassez de latas de alumínio. As paralisações da Covid fecharam restaurantes e bares, que dependem muito das vendas de cerveja em barris, o que levou consumidores a estocarem embalagens de 12 unidades.

Há dois meses, a Ball Corp., maior produtora de latas de alumínio do mundo, disse que a demanda na América do Norte continuou a superar a oferta e que que houve aumento significativo na Europa e na América do Sul.

A AB InBev também produz marcas como Stella Artois, Beck’s e Corona. A empresa trabalha com subsidiárias de reciclagem para suas latas e também tem acordo com a Metal Container, que fornece mais de 45% de suas latas de cerveja nos EUA, segundo o site da AB InBev. A empresa disse que o plano até 2025 é produzir todas suas embalagens com a maior parte de conteúdo reciclado.

“Com a parceria, exploraremos opções para fornecer informações sobre os benefícios de sustentabilidade do alumínio de baixo carbono diretamente aos clientes por meio de rotulagem e marcas em latas”, disse Ingrid De Ryck, vice-presidente de Compras e Sustentabilidade da Anheuser-Busch, em e-mail. “Com a Rio Tinto, trabalhamos para reduzir as emissões de carbono associadas aos nossos materiais de embalagem, o maior contribuinte de emissões por setor em nossa cadeia de valor.”

Fonte: Bloomberg