Saiu no Portal Revista Alumínio: Hydro participa de desenvolvimento de concreto para uso com alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Saiu no Portal Revista Alumínio: Hydro participa de desenvolvimento de concreto para uso com alumínio

10 de fevereiro de 2020

Uma das primeiras estruturas de concreto com reforço de alumínio no mundo foi apresentada em uma feira realizada em Trondheim, na Noruega. Trata-se de um banco que vai na contramão da ideia de que o metal perfeito para ser usado como reforço de concreto seria o aço.

A iniciativa partiu do professor Harald Justnes, da organização de pesquisa independente Sintef, e contou com a colaboração da Hydro, como gerente de projeto, e da fabricante de cimento Norcem.

A grande questão é que o pH do concreto comum é alto e pode causar a corrosão do alumínio. Sendo assim, Justnes desenvolveu um novo tipo de concreto, com teor menos alcalino, e o resultado foi bastante positivo: além de poder ser usado com alumínio, a solução requer menos energia elétrica para a fabricação e gera menos emissões de CO2. Além disso, permite a construção de estruturas mais finas.

O uso do alumínio em vez do aço, por sua vez, também traz vantagens à estrutura: o metal tem uma “membrana” natural de óxido que o protege da corrosão causada pela maresia, dispensando assim o uso de camadas densas de concreto.