pt

Gestão de Recursos Hídricos

Para a indústria brasileira do alumínio a água é um insumo estratégico que deve ser gerenciado de forma competente. Por essa razão, a ABAL está recomendando às empresas do setor uma metodologia de controle do uso dos recursos hídricos, de tal forma que, depois de implantada a ferramenta para aferição, será possível trocar experiências, a fim de melhorar a eficiência e o aproveitamento da água nos processos produtivos.

A metodologia recomendada pela ABAL tem bastante aderência ao setor de alumínio e foi desenvolvida pelo Minerals Council of Australia (MCA), em conjunto com Sustainable Minerals Institute of the University of Queensland. O modelo consolida conceitos e métricas importantes como retirada, perda, consumo, reutilização e eficiência operacional de uma determinada unidade produtiva, além permitir a avaliação dos dados e o estabelecimento de metas de melhoria no controle e medição.

Clique sobre o texto para baixar o detalhamento em português do modelo adaptado da MCA, que inclui as planilhas para aferição da água.

Para a ABAL, conhecer os caminhos da água em sua indústria, de forma a subsidiar estratégias para a utilização racional desse recurso, certamente agregará mais vantagens comparativas à sustentabilidade dos produtos da cadeia do alumínio brasileiro.

cheap air jordans